sábado, 7 de abril de 2012

"Ser mãe é pêra doce, mas temos que ter dentes fortes!" Crónica 8 - "Os avós no país das maravilhas!!!"

E assim se passou o tempo da licença de maternidade… Segunda-feira é o dia de voltar ao mundo real porque, num abrir e fechar de olhos, a minha pipoca já faz 6 meses no dia 12… O tempo passou tão depressa que me custa a acreditar, 5 meses de licença mais 2 períodos de 15 dias de férias (porque ainda tinha férias do ano passado) e já não me é permitido estar com ela a tempo inteiro… Não é fácil…

A Inês, apesar de mais este violento rasgão no nosso cordão umbilical, tem a sorte de ficar com os meus pais, que são completamente apaixonados por ela! Na verdade são tão doidinhos por estes 7kg de gente que a minha mãe a semana passada teve a horrorosidade de me dizer:
-Estou desejosa que vás trabalhar para eu ficar com ela o dia todo!!

O.K…. Eu engoli em seco, deu-me vontade de desatar a refilar, confesso que até senti as bochechas quentes de raiva, mas depois pensei, ainda bem que a minha mãe adora assim a minha filha! :))))

Os nossos pais modificam-se com a chegada dos netos, revelam uma faceta que nunca revelaram no exercício da parentalidade, tornam-se pequeninos outra vez, mais felizes, completamente permissivos e até chegam a ter comportamentos deliciosamente patéticos!
Se não vejamos:
A minha mãe passa o tempo a dizer:
-Ela adora-me, mal me vê ri-se toda e puxa-me logo os cabelos!

(Eu nem digo nada… LOL Mas a Inês ri-se a toda a hora para toda a gente, basta alguém sorrir para ela… E eu não acho que puxar os cabelos à minha mãe seja a forma dela demonstrar o seu afecto, mas tudo bem… LOL)

O meu pai desenvolveu um estranho dialecto para tentar comunicar com ela:
-Uh Ãh, Uh Ãh, Inhês, Uh Ãh, Avô, Uh Ãh, Inhês- Avô!!

Há dias eu até disse assim, sim Inês é o avô, tem um defeito na fala tem! Ele olha para mim a rir-se com cara de parvo todo contente e lá continuou a balbuciar aqueles sons e a olhar para ela deliciado!

(Aquilo resulta para alguma coisa porque a Inês sempre que o ouve naqueles propósitos palra imenso, cá para mim ela pensa:
-Oh avô, coitadinho… Também ainda não sabes falar? Deixa estar que eu aprendo o mais depressa possível e depois ensino-te a ti!)

Ontem a Inês teve carga reforçada, primeiro esteve com os avós paternos e depois com os meus pais, coitadinha ficou exausta… Porque eles pegam-lhe, fazem-lhe cócegas, andam com ela às cavalitas, querem vê-la a gatinhar, querem ouvir as gargalhadas dela… Roubam-na uns aos outros...

Ela adora aquela agitação toda e a atenção permanente, mas depois fica completamente K.O. e começa a chorar para eu a salvar daquela centrifugação de mimos e dar-lhe um colinho tranquilo, sem pulos, saltos, tremeliques e sons estranhos e eles ficam logo preocupados:
-O que é que se passa com ela? Está bem?! Coitadinha está a chorar…
E eu digo:
-Está só cansadota e quer dormir um bocadinho…
E eles dizem:
-Pois a menina tem de descansar tem, andas sempre na brincadeira com ela e com ela ao colo!

E eu respiro fundo, sorrio e penso que não vale a pena argumentar os avós não vão perceber, agora é o tempo de desfrutarem deste amor, desta inconsciência de amor que lhes permite ser mais tolerantes porque cabe a mim e ao pai impor as regras, este ingrato papel que lhes coube durante o tempo em que nos educaram! A eles agora apenas pertence mimar a Inês, fazer parvoíces e ajuda-la a contrariar os pais! Porque todas as crianças precisam de regras e de alguém que as permita contornar de quando em vez!


Cronica 1 "Maminha minha melhor amiguinha!"
http://librisscriptaest.blogspot.com/2011/12/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

Cronica 2 "Cócós uma paleta de cores!"
http://librisscriptaest.blogspot.com/2011/12/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter_13.html

Cronica 3 "Quando até o Exorcista tem graça..."
http://www.librisscriptaest.blogspot.com/2012/01/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

Cronica 4 "A Bela Adormecida ou o Hobbit!"
http://librisscriptaest.blogspot.com/2012/01/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter_18.html

Cronica 5 "São dois cafés e um autocarro por favor!"
http://librisscriptaest.blogspot.com/2012/02/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

Cronica 6 "Parto à la Carte!"
http://www.librisscriptaest.blogspot.com/2012/02/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter_17.html

Cronica 7 “Festival da Canção 2012”
http://librisscriptaest.blogspot.pt/2012/03/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

1 comentário:

Anónimo disse...

LOOOOL
Só rirrrrr