quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"Ser mãe é pera doce mas temos que ter dentes fortes" Cronica 4 "A bela adormecida ou O Hobbit?"

Porque será que toda a gente me diz:
-Não a habitues ao colo!
E logo a seguir perguntam:
-Posso lhe pegar?
???!!!
Deve ser aquela velha máxima "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!" a todo o vapor, de certeza, só pode!
Os avós então são os piores, cada vez que ela chora e eu lhe pego criticam logo, alcunham-me de mãe galinha, dizem que ela tem é manha, que assim ela fica mal habituada, etc., etc... Mas logo a seguir pedem para andar com ela ao colo o tempo todo...Ás vezes julgo que há um complô contra mim para me tornarem a fada má da bela adormecida...
O mesmo se aplica quando sabem que a Inês, durante a noite, em determinada altura, dormiu comigo na cama, começam logo as críticas pseudo-moralistas:
-Estás a arranjar um belo sarilho!
-Ela tem de se habituar a dormir só na cama dela!
-Assim não dormes nada de jeito!
-Os bebés não devem dormir na cama dos pais, não é bom para a personalidade deles...
(Sempre queria ver se, algum dia, a Inês dormisse na casa dos avós, se eventualmente chegaria a dormir 30 segundos na cama dela, aposto que nem lhe faziam a cama, não vá a bebé ter ideias estúpidas de emancipação infantil durante a noite e querer abandonar os pobres avós à sua sorte e escolher dormir sozinha...)
Esteja eu errada, ou não, (porque se estiver também tenho esse direito, o de errar!) optei por não dramatizar demasiado essa história do poder ou não, dormir, dormitar, ou adormecer na minha cama. Claro que tento habituar a Inês à cama dela todas as noites, onde, aliás, ela dorme pelo menos metade da noite, mas não faço disso um radicalismo qualquer por vários motivos:
a)Se ela chorar desalmadamente não dorme ela, nem eu, nem o pai, nem ninguém do meu prédio e não sou da opinião que se deve deixar os bebés chorarem até se cansarem, ficar nervoso e infeliz, que eu saiba não faz bem a ninguém...
b)Durante 9 meses ela dormiu sempre dentro de mim, bem vistas as coisas dormir agora apenas ao meu lado é um grande passo de emancipação tendo em conta que ela cá fora só tem 3 meses!!
c)Eu gosto de a sentir assim, pertinho de mim, afinal durante 9 meses eu também dormi sempre com ela e também preciso de uma espécie de desmame!
d)Quando eu menos esperar, porque o tempo passa a correr, ela não vai querer dormir com a mãe, vai querer dormir no quarto dela, depois em casa das amigas,a seguir do/a namorado/a e um dia chega a casa e diz que vai-se mudar para a casa dela... :'(((
Por isso, errada ou não, vou continuar a deixar a minha bela adormecida dormir, de quando em vez, na minha cama sem ter qualquer tipo de remorsos!

Nota: A minha bela adormecida a julgar pela quantidade de cotão que tem todos os dias nos dedinhos dos pés, de manhã, quando lhe dispo o babygrow, parece muito mais um delicioso Hobbit... :))))


Cronicas anteriores:

Cronica 1
http://librisscriptaest.blogspot.com/2011/12/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

Cronica 2
http://librisscriptaest.blogspot.com/2011/12/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter_13.html

Cronica 3
http://www.librisscriptaest.blogspot.com/2012/01/ser-mae-e-pera-doce-mas-temos-que-ter.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma palavra:
Maravilhosooooooooooooooo! :)

Beijinho nas duas princesas...

Ass: Dianinha

Anónimo disse...

FANTÁSTICOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Mais uma crónica em que revi a minha história e a da Carolina, também gosto tanto de adormecer agarradinha à Carolina, sentir o calor dela, o cheiro dela... hummmm sabe tão bem.

Beijo grande nas duas

Rute Epifânio